Aquarelas do Brasil

quinta-feira, 24 de março de 2011

UM SOPRO DE ÓPERA

Tua personalidade marcante me inspira e me faz sonhar.
Tinge minha alma com esse rosa e transforma tudo a minha volta em pureza, liberdade e perfeição.

(Aquarela papel Arches 185gr/m² 35x55cm - úmido sobre úmido)



( Detalhe )

6 comentários:

  1. linda sua poesia! a aquarela também, mas desta vez a poesia me atraiu mais, sei lá, gostei!
    Nil, queria te perguntar: você fixa o papel para pintar? Tenho visto muitas demonstrações em videos, todo mundo fixa o papel, menos eu....e fiquei com impressão de que a fita que eles colcam depois vai estragar o papel! Não gosto de cortar meus papéis, eu rasgo. Você corta? se ´puder responda aqui mesmo e eu volto pra ver a resposta. bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Enhorabuena Nil por tus acurelas autenticas explosiones de luz y color y por tus dibujos,esplendidos
    Un abrazo amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Anamaria, é só uma brincadeirinha as coisas que escrevo, mas se te fez sentir coisas boas já ganhei o dia, obrigado minha linda.
    Te respondendo, eu fixo o papel sim e além disso eu dou uma esborrifada de água no verso (uma umidecida de leve)antes de fixa-lo. Fixo em uma prancha de madeira e colo com fita engomada usando uma borda de +- 8mm do papel. O papel dará uma expandida e ficará enrrugado, mas quando secar ficará bem esticado.
    Isso irá te ajudar a trabalhar com papel mais fino como 185gr sem que ele se enrrugue todo.
    Para tirar é fácil, no limite da borda do papel eu corto a fita com estilete que dê para entrar uma faca lisa e passo na volta toda e depois perfilo o papel no esquado com régua de metal e estilete. A fita que fica aderida na prancha é fácil de tirar é só molhar que descola.
    Bom se tiver dúvida já sabe é só falar.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Manuel, gracias por su visita y comentario generoso. He visitado su blog para disfrutar de la nueva entrada, pero se da un error

    Un fuerte abrazo amigo!!!

    ResponderExcluir
  5. Nil, obrigada pela explicação, entendi direitinho. Mas, eu tenho pena de cortar o papel. Nunca corto. Quando preciso usar meia folha ou um quarto, fico dobrando, de um lado e do outro, até que eu consiga rasgar o papel pois acho bonito o acabamento natural da folha. Mas, realmente, se for trabalhar com a técnica úmida no papel mais fino ele enrruga sim...aprendi mais essa, obrigada pela ajuda, beijos

    ResponderExcluir
  6. Anamaria, eu também adoro o acabamento natural da folha, já pensei em descolar a fita molhando-a novamente, mas acho que ficará residuo da goma e podera dar manchas.
    Um grande abraço e beijos.

    ResponderExcluir